quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

COMO CRIAR TEMAS PARA PSP




     O playstation portable, ou simplesmente PSP, é o videogame portátil da sony. Nesse tutorial vamos aprender a criar temas para ele a partir de qualquer imagem da sua preferência.


      Programa(s) necessário(s):
   
  → CUSTOM THEME CONVERTER
  → PAINT.NET

psp-temas




    Antes de mais nada, crie uma pasta e adicione novas pastas dentro dela, como mostrado abaixo:


   A pasta IMAGENS é onde você vai colocar todas as imagens que vai adicionar ao seu tema (pode ser qualquer imagem), depois de edita-las vá distribuindo nas outras. Essa imagens precisam estar em resoluções, formatos e intensidade de bits específicos dependendo de onde elas estarão em seu tema. Por isso vamos usar o paint.net, um excelente editor de imagens para fazer isso.
  Baixe o programa e instale em seu computador, logo após execute o mesmo.  Será exibida a sua tela inicial:


Clique em   e na janela que aparecer escolha uma imagem da pasta IMAGENS, depois clique em ABRIR:



  Vamos supor que a imagem necessite ter uma resolução de 300 x 150 pixels  formato .PNG e 32-bit de intensidade de bits. No menu clique em IMAGEM  e em seguida REDIMENSIONAR:

























  Desmarque a  MANTER TAXA DE PROPORÇÃO se estiver marcada.
Em LARGURA  coloque 300 e em ALTURA 150, logo em seguida clique em OK:


  Podemos notar que a resolução foi mudada, agora está na hora de salvar nossa imagem no formato e intensidade bit corretos. No menu clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO:


 Escolha um local para salvar (será uma das pastas criadas anteriormente),em NOME, escolha um para a imagem, já em TIPO, selecione o formato requerido( no nosso casso .PNG). Em seguida clique em SALVAR:


     Agora vamos definir a intensidade de bits( no nosso caso serão 32 bit). Em seguida clique em OK. Pronto, sua imagem já está salva. Você precisará seguir esses passos para cada imagem que for usar no tema (com resolução, formato e intensidade de bits próprios para cada).
      Vamos então criar o tema com o custom theme converter.   Extraia os arquivos e abra o executável do programa(não necessita instalação). Será exibida a sua tela inicial:
























  Na aba INFORMATION você colocara o nome do seu tema em TITLE, em PRODUCT ID coloque a área do seu tema (games, movies, etc) e em VERSION coloque um número qualquer:

























   Na aba WALLPAPER clique em  e selecione a imagem da pasta wallpaper, ela deve ter as seguintes especificações:
480 x 272 pixels
.BMP
24 bit
  Se der algum erro nesta etapa é por que a sua imagem não corresponde as especificações anteriores.
  Você poderá ver um preview clicando em 


























  Na aba CATEGORY ICONS, que são os ícones da XMB,clique em EDIT para ir adicionando as imagens que se encontram na pasta Category Icons, as suas especificações são:
64 x 48 pixels
.PNG
8 bit
























  Faça o mesmo para a aba FIRST LEVEL ICONS( agora sendo duas imagens por ícone), que são aqueles que ficam abaixo dos XMB, adicionando imagens da pasta First Level Icons, as especificações são:
32 x 32 pixels ( BODY)
48 X 48 pixels (FOCUS)
.PNG
 8 bit
























  Em SECOND LEVEL ICONS, que são ícones do settings,  abra imagens da pasta Second Level Icons, com especificações:
 32 x 32 pixels ( BODY)
48 X 48 pixels (FOCUS)
.PNG
8 bit



















Na aba OTHER, clique em , e escolha em PREVIEW ICON( miniatura quando você escolhe o tema) a imagem da pasta preview icon. Em PREVIEW IMAGE(preview do tema) escolha a da pasta preview imagem, as especificações são:

PREVIEW ICON                                  PREVIEW IMAGE

16 x 16 pixels                                       300 x 170 pixels
.PNG                                                    .BMP
 8 bit                                                    24 bit

  Em THEME COLOR, defina uma cor para seu tema

  Tendo finalizado tudo isto, clique em FILE e em seguida em EXPORT, na janela que abrir defina um local e nome e clique em SALVAR:
  Pronto, seu tema já estará salvo, basta copia-lo para o seu PSP através de um cabo USB seguindo este destino: PSP → THEME
  Para usar o tema, já no PSP, vá m DEFINIÇÕES → DEFINIÇÕES DE TEMA → TEMA → TEMA PERSONALIZADO, e escolha o tema criado apertando em aplicar.


Veja agora o vídeo sobre o tutorial:

 



2 comentários: